População protesta contra fechamento de escola em Divinópolis
População protesta contra fechamento de escola em Divinópolis (Foto: Divulgação/ Portal Gerais)

Assessoria da SRE Divinópolis diz que não haverá fechamento: “Houve um equívoco…”

Pais de alunas da Escola Estadual Sagrado Coração, no Bairro São Luiz, em Divinópolis, protestaram hoje contra o fechamento da instituição. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, denunciaram a falta de transparência da Superintendência de Ensino na condução do processo. No entanto, a escola, inaugurada há 50 anos, irá encerrar as atividades no final deste ano letivo.

“O que a gente não entende é porque vão tirar os alunos que estão ambientados aqui no Sagrado Coração e levar para uma outra escola, que tem menos alunos. E ainda vão tirar a única escola pública que atende crianças menores no Niterói e trazer pra cá. Ou seja, só vão dificultar a vida de todo mundo”, disse Adriana Reis. Com um cartaz nas mãos, questionou as dificuldades que estão sendo criadas. “Não houve nenhum diálogo com os principais interessados, os alunos e os pais”, declarou.

Falta de transparência

Nesse sentido, o vereador Rodyson do Zé Milton, que já havia denunciado a situação ontem, na reunião da Câmara, participou da manifestação e cobrou maior clareza nessas ações.

“Pelo que estamos entendendo, essa logística entre Estado e Prefeitura irá sepultar de vez a construção da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Niterói. O imóvel está lá há anos e os recursos empenhados para a construção da escola, numa área nobre do bairro, um lote enorme e uma localização estratégica para esse tipo de escola”, questionou o vereador.

Segundo ele, a comunidade tem motivos de sobre para essa cobrança. “A construção do prédio do Darcy Ribeiro é um compromisso que Divinópolis tem com toda aquela região, já que irá beneficiar não só o Niterói, mas também os bairros Espirito Santo, Halim Souki, parte do Manoel Valinhas, Itaí e até mesmo alunos da área central próximo à Catedral”, alegou Rodyson. “Na segunda-feira, haverá uma reunião da Superintendência de Ensino com a comunidade escolar, às 18 horas, na própria escola e é fundamental a participação de todos. Com certeza, estaremos lá”.

No entanto, de acordo com a assessoria da Secretaria Regional de Educação (SRE) de Divinópolis, a escola não será fechada: “Houve um equívoco. A responsável se encontra em uma reunião em Belo Horizonte nesta sexta-feira (18/8) e explicará a situação na reunião que acontecerá na segunda-feira”, informou.