Os jovens que não se alistarem podem enfrentar restrições, como impedimento no serviço público e dificuldades em matrículas ou concursos, entre outros.
O prazo para o alistamento militar obrigatório dos jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024 está chegando ao fim, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A data limite para realizar o alistamento presencial é sexta-feira (28/06), enquanto pela internet o prazo se estende até domingo (30/06).
Todos os jovens nascidos em 2006, independentemente do mês de aniversário, devem realizar o alistamento. O não cumprimento desta obrigação acarreta em restrições significativas. Por exemplo, a impossibilidade de ingressar no serviço público, realizar exames ou matrículas em instituições de ensino. Além disso, obter carteira profissional, e participar de concursos públicos, entre outras penalidades.
Para facilitar o processo, aqueles sem acesso a um computador pessoal podem realizar o alistamento através de um aplicativo instalado em seu telefone celular. Situações específicas exigem o alistamento presencial, como no caso de jovens que são o único sustento de suas famílias.
Impossibilidade absoluta
Em casos de impossibilidade absoluta de comparecimento à junta do serviço militar, o interessado pode ser representado por tutor ou curador. Assim, mediante procuração lavrada em cartório.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Inscrições online
As inscrições online ocorrem pelo site alistamento.eb.mil.br. Para mais informações sobre o processo em Divinópolis, os interessados podem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Cidadão, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 121, Centro, ou entrar em contato pelo telefone (37) 3229-6518.