Paciente é uma jovem de 20 anos; Ela tomou vacina para que a doença não evolua

O último Boletim Epidemiológico de sarampo, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, apontou que Itaúna possui um dos casos em investigação da doença.

Na divulgação, a SES informou que dos 78 casos em apuração, 05 “provavelmente devem ser confirmados”, sendo além de um em Itaúna, também nos municípios de Viçosa, Uberlândia, Passos e Jundiaí-SP (este atendido em Belo Horizonte), todos estes com uma ocorrência cada. 

Segundo a secretaria, os pacientes apresentaram sintomas compatíveis com a suspeita, tiveram contato com pessoas ou são residentes em São Paulo e já possuem os exames iniciais reagentes. 

“Após coleta e liberação de resultado da segunda coleta de amostra de soro e análise minuciosa das investigações, os mesmos serão classificados. Vale ressaltar que em ambos os casos, o bloqueio vacinal foi realizado, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão e não aparecimento de casos secundários”, informou a SES.

Itaúna

Em nota, a prefeitura de Itaúna comunicou que a paciente se trata de uma jovem, de 20 anos. De acordo com o Executivo, ela deu entrada no pronto-socorro do Hospital Manoel Gonçalves em 08 de agosto e devido aos sinais e sintomas compatíveis com a doença, houve a coleta de material, que foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), o qual obteve resultado positivo.

A prefeitura ainda informou que a jovem possui o cartão de vacinação em dia e que segundo orientações da Superintendência Regional de Saúde, houve a coleta de uma segunda amostra de sangue, para obter a constatação ou não do diagnóstico de sarampo. 

Ela recebeu uma vacina, com o objetivo de que a doença se evolua, assim como nos outros quatro casos.

Por fim, a prefeitura divulgou que a paciente está bem e se recupera em casa e de acordo com relatos familiares, a jovem esteve no estado de São Paulo em julho, onde possivelmente, obteve o contato com o vírus.