Em decorrência de informações inverídicas que circulam pelas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Divinópolis informa que não decretou medidas de racionamento de água. Mesmo diante da preocupação com maior seca da região Sudeste do país, nos últimos 58 anos, o município ainda tem garantias técnicas de normalidade no abastecimento, conforme informa a concessionária do serviço de água. Esclarece ainda que está acompanhado diariamente as condições dos nossos reservatórios e qualquer anormalidade será amplamente divulgada, necessidade descartada até o presente momento.

 

Diferente de várias cidades da região, onde o fornecimento está racionado, Divinópolis ainda mantém seu serviço em pleno funcionamento. Mesmo em situação favorável, a Prefeitura Municipal de Divinópolis recomenda o uso racional e consciente dá água, atitude que deve ser adotada por todos os cidadãos em período ou não de estiagem.

 

A seguir nota da Copasa sobre as condições de abastecimento:

 

A Copasa informa que Minas Gerais tem sentido os efeitos do longo e atípico período de estiagem registrado em 2013 e ao longo de 2014, tendo como consequência a redução da vazão dos mananciais de forma geral.

 

Em relação ao nível do rio Itapecerica, a Copasa segue monitorando, sendo registrada uma situação bastante critica, mas ainda assegurando a normalidade do serviço de abastecimento de água, sem prejuízos para a produção de água tratada em Divinópolis.

 

Na captação do Rio Pará, a situação também está sob controle. Para que a água tratada chegue com regularidade aos clientes, o sistema de abastecimento de água de Divinópolis conta com 24 reservatórios estrategicamente posicionados, suprindo o consumo nos momentos de maior demanda. Esses reservatórios de distribuição são continuamente monitorados e equilibrados entre si e têm permanecido dentro dos níveis esperados, garantindo a qualidade e a regularidade no serviço de abastecimento à população.

 

Não existe racionamento de água em Divinópolis e as interrupções no abastecimento são para que as equipes realizem manutenções no sistema de redes e bombeamento.

 

Uso consciente

 

A Copasa destaca a importância do uso consciente da água, pois ela não é um recurso natural infinito e, portanto, é preciso fazer o uso consciente da água. Mudanças de hábito contribuem para minimizar os impactos nos serviços de abastecimento, em especial neste período, como: evitar “varrer” o calçamento com água; lavar carros com água armazenada em balde; manter torneiras fechadas ao lavar vasilhas ou ao escovar os dentes; tomar banhos rápidos; utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupa são bons exemplos que devem ser incorporados no dia a dia.

 

Fique atento a vazamentos: se notar variação anormal de consumo em sua conta procure por possíveis fontes de vazamento, como, por exemplo, em vasos sanitários e torneiras. A economia de água será importante para o meio-ambiente e também para o próprio consumidor.

 

Consumo em residências

 

• Uma torneira mal fechada, com um filete de 1 mm, desperdiça, em média, 2.088 litros por dia ou 62.640 litros por mês.

 

• Deixar a torneira aberta por 1 minuto: 12 a 20 litros.

 

• Deixar a torneira gotejando por um dia: 46 litros.

 

• Banho de chuveiro de 5 minutos: 40 litros em média.

 

• Lavagem na máquina de lavar roupas: 80 a 120 litros.

 

• Descarga do vaso sanitário: 10 litros a cada 6 segundos.

 

Dicas preciosas

 

• Fique atento a vazamentos – Se notar variação anormal de consumo em sua conta, procure por possíveis fontes de vazamento, como, por exemplo, em vasos sanitários e torneiras.

 

• Sempre que possível, reutilize – A mesma água pode ser usada mais de uma vez nas atividades domésticas. Um bom exemplo é utilizar água armazenada em balde para lavar o carro e também limpar pisos ou demais superfícies da residência.

 

• Água não é vassoura – Evite “varrer” a calçada com água. Utilize vassoura e não mangueira para esta ação.

 

• Balde – Quando for lavar o carro, reserve a água em um balde. Assim não se desperdiça tanta água.

 

• Economize na cozinha – Antes de lavar a louça, retire os restos de comida e mantenha a torneira fechada enquanto estiver ensaboando.

 

• Roupas – Se possível, acumule o máximo de roupas para lavá-las de uma só vez. Enquanto escova ou ensaboa as peças, a torneira deve ficar fechada.

 

• Banhos rápidos – Banhos demorados devem ser evitados. Somente 5 minutos são suficientes para higienizar todo o corpo. Barbear ou lavar peças de roupa são práticas a serem evitadas debaixo do chuveiro.

 

• Lavatório – Ao fazer a barba ou escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. Abra somente quando e pelo tempo que for necessário.