Árvores e plantas da Praça Jovelino Rabelo, no local conhecido como Quarteirão Fechado da rua São Paulo, já começam a ser removidas. São diversas espécies, já adultas, que terão diferentes destinos, após estudos de viabilidade e realocação.
De acordo com o gerente do setor de Praças, Parques e Jardins, Marcos Mourão, em razão do porte e espaço disponível, as árvores da espécie Palmeira Fênix serão removidas e transplantadas para Praça do Mercado. A Praça Danilo Passos receberá o maior número de espécies, entre elas Palmeira Imperial, Pitanga, Amora, strelítzia, areca-bambu, entre outras.
“Foram feitos diversos estudos, que vão da viabilidade do local, porte das árvores e plantas, melhor forma de retirada, manejo e remoção, tudo para que elas enriqueçam o paisagismo e qualidade do ambientes dos novos locais”, salientou.
“Lembramos que a Praça do Mercado ainda ganhará uma outra atenção, visto que estamos plantando, neste espaço, ipês floridos nas cores branco e amarelo, que não vieram da Praça da rua São Paulo”, adiantou.
Para o processo de retirada, podas, e realocação, já estão sendo empregados maquinário e trabalho de quase 20 profissionais do setor. Um caminhão munk também será empregado no transporte das árvores. A expectativa, segundo o setor de Praças, Parques e Jardins, é de que todo o trabalho esteja concluído até a próxima semana.