A exoneração de Júlio Barata da Superintendência de Saúde estaria ligada a interferência política do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos)
Assumiu a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis nesta terça-feira (19/9) Kênia Carvalho. Pressão e articulações políticas derrubaram o então ocupante do cargo Júlio Barata.
Júlio Barata vinha sendo alvo constante de críticas de vereadores quanto a regulação para transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Embora não confirmado oficialmente, a exoneração estaria ligada a interferência do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). O cargo é de livre nomeação.
Um dos principais críticos era o vereador Hilton de Aguiar (MDB). Outros parlamentares, na mesma linha, também já criticaram a atuação de Júlio Barata enquanto superintendente.
Anteriormente, o atual secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo ocupou o cargo.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
Nova nomeação
Servidora no cargo de Especialista em Políticas Públicas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais desde 2008, Kênia assumiu cargos de coordenação de Atenção Primária e de Regulação na SRS-Divinópolis.
Também já atuou como superintendente desta instituição, Secretária Municipal de Saúde de Divinópolis e Secretária Adjunta de Contagem.
Kênia é graduada em Gestão em Saúde Pública e possui especializações nas áreas gestão regional de saúde, gestão hospitalar, Direito sanitário e em Auditória de serviços de Saúde.