Categoria afirma enfrentar inúmeros desafios com o trânsito caótico da cidade e pede que a população esteja ao lado dela.
Profissionais do transporte escolar emitiram nota após o acidente envolvendo uma van que transportava 22 crianças, nesta terça-feira (16/7), em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Conforme a Polícia Militar, veículo teria perdido o freio na Rua Alumínio, no bairro Niterói, descido o morro desgovernado, atingido um motociclista e outros três carros, e capotado.
Ao todo, seis crianças tiveram ferimentos leves e uma feriu o braço mais gravemente no acidente com a van escolar em Divinópolis. O motociclista também ficou ferido.
Em nota, a Categoria dos Profissionais do Transporte Escolar de Divinópolis manifestou-se “acerca do triste acidente”.
“Como muitos de vocês sabem, houve um acidente envolvendo uma van de transporte escolar, que graças às forças de nosso bom Deus não resultou em uma tragédia ainda maior”, inicia a nota.
A nota segue dizendo que, “como profissionais responsáveis por transportar crianças diariamente, é nosso dever garantir a segurança delas em todos os momentos”.
Leia também:
- Van com crianças bate em carros e tomba em Divinópolis
- 22 crianças estavam na van que tombou em Divinópolis
- Acidente com van: sete crianças e um homem ficaram feridos
“Infelizmente, esse acidente mostra que falhas podem ocorrer, sejam elas mecânicas, de conservação ou até mesmo humanas. Reforçamos o compromisso de sempre nos manter vigilantes no que tange à segurança no transporte escolar, como sempre ocorreu”, afirmam.
Avaliações cuidadosas dos veículos
Os profissionais disseram que todos os motoristas responsáveis pelo transporte de crianças estão constantemente procedendo com avaliações cuidadosas dos veículos. Além disso, com as práticas de condução, sempre certificando-se de que estão em boas condições e seguindo todas as leis e regulamentos de trânsito.
“Ressaltamos que a van que se envolveu neste terrível acidente se encontra com todas as vistorias, taxas e tributos exigidos pelo município em dia”, reforçaram.
A documentação, conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), vence dia 31 de junho. O município está no período de renovação semestral.
Documentos da van escolar envolvida em acidente em Divinópolis
Ainda conforme a nota, “de fato, houve uma falha que deverá ser apurada através da perícia técnica profissional e só após isso poderemos chegar a um ponto para que assim possamos tomar as devidas providências sobre o acidente ocorrido na tarde de ontem.”
Em seguida, enfatizam que é crucial que todos trabalhem juntos para garantir a segurança do transporte. Assim, devem estar constantemente avaliando e melhorando as práticas para minimizar o risco de acidentes.
“A Categoria dos Profissionais do Transporte Escolar de Divinópolis tem uma missão extremamente difícil no enfrentamento de inúmeros desafios em um trânsito caótico e insuficiente que assola nossa cidade. Contudo, sempre nos enchemos de orgulho de ter nosso papel de proteção e zelo tão bem desempenhado. Ontem, pela primeira vez, vivenciamos um acidente dessa magnitude, e estamos todos empenhados para que fatos como este jamais voltem a acontecer”, destacam.
- Suspeito é preso após perseguir ex-companheira em Formiga
- Molde de laje desaba sobre trabalhadores em Itaúna
- Câmara de Divinópolis fecha 25ª legislatura com R$ 58 milhões em investimentos e novos projetos para a cidade
- Último LIRAa do ano aponta alto risco de epidemia em Bom Despacho
- Vitor Costa convida população para a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Divinópolis neste domingo
Fiscalizados diariamente
Conforme o documento, os profissionais são cobrados e fiscalizados diariamente.
“Desempenhamos nossa função com o extremo cuidado e capricho que ela exige, e que este fato isolado não recaia sobre uma classe que luta diariamente para manter nossas crianças em segurança.”
Outras notícias:
- Laiz propõe revisão e manutenção preventiva dos veículos da Prefeitura após tragédia com ônibus
- Ônibus desgovernado mata duas pessoas em festa de reinado em Divinópolis
Afirmam que o momento é de união.
“Toda a classe foi pega com tamanha surpresa e espanto pelo ocorrido, e sabemos de nossas responsabilidades. Pedimos para que toda a população esteja ao nosso lado para que juntos possamos desempenhar nosso ofício com mais excelência do que já é prestado.”
Ademais, informaram que a Categoria dos Profissionais do Transporte Escolar está em constante contato com o poder público, por meio da Câmara Municipal de Divinópolis, através do representante vereador Roger Viegas.
“Por fim, gostaríamos de expressar nossa sincera solidariedade às famílias afetadas por este acidente. Estamos comprometidos em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que algo assim nunca aconteça novamente.”
Dinâmica do cidente com van escolar em Divinópolis
De acordo com a PM, a van acidentada tinha capacidade para 16 pessoas, mas transportava 22 crianças e adolescentes, perdeu o controle, desceu desgovernada e atingiu outros veículos.
Imagens de câmeras de segurança registraram o acidente. Uma delas mostra quando a van atravessa a Avenida Magalhães Pinto. É possível ouvir gritos de crianças. Já a outra mostra quando a van atinge um Palio e, depois, um Fox, que esbarra em uma caminhonete e tomba.
O palio ficou totalmente destruído. Ele e os outros dois veículos estavam estacionados e não tinha ninguém dentro deles.