O crédito, que totaliza mais de R$ 457 milhões, será destinado a aproximadamente 353,3 mil contribuintes no dia 30 de abril
A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (23/4) a liberação da consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de abril de 2024. Os beneficiados serão cerca de 353,3 mil contribuintes. Há um total de créditos bancários de mais de R$ 457 milhões, que serão disponibilizados no próximo dia 30 de abril.
De acordo com a Receita, este lote dá prioridade a idosos acima de 80 anos. Além disso, inclui também grupos prioritários como pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores, bem como contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida. Ou que autorizaram a restituição via PIX. A transferência ocorrerá diretamente na conta bancária fornecida pelo contribuinte ao declarar o imposto.
Consulta simplificada ao lote residual IRPF
Os interessados em verificar, então, sua situação podem acessar o site da Receita Federal, onde está disponível a consulta simplificada. Para uma análise detalhada, incluindo a verificação de possíveis pendências, os contribuintes podem recorrer, por exemplo, ao serviço e-CAC.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Recebimento
Caso haja problemas com a conta bancária indicada para recebimento, os contribuintes deverão, ocnforme a Receita, entrar em contato com o Banco do Brasil. O valor ficará à disposição por um período de um ano.
Depois desse tempo, ainda conforme a Receita, o beneficiário deverá solicitar o pagamento novamente por meio do Portal e-CAC, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” sob o menu “Declarações e Demonstrativos”.