Nos próximos dias já devem ficar disponíveis sete ambulâncias Unidade de Tratamento Intensivo (UTI´s) que vão compor Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A informação foi divulgada pelo prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB) durante as festividades de 104 anos de Divinópolis.

O convênio foi assinado por Vladimir ao lado de outros prefeitos da região (Foto: Divulgação)

O convênio foi assinado por Vladimir ao lado de outros prefeitos da região (Foto: Divulgação)

Vladimir, durante o desfile cívico militar realizado na Avenida 1º de Junho nesta quarta-feira (01), assinou o Termo de Doação de 603/2016 celebrado entre o Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste destinado sete ambulâncias modelo Iveco Daily ao custo total de R$ 1 milhão.

“São sete ambulâncias UTI móveis e nós teremos cerca de mais 20 ambulâncias básicas que compõem a rede Samu que atenderá as 53 cidades consorciadas ao Consórcio de Urgência e Emergência Oeste”, explicou o prefeito que também é presidente Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (Cis-Urg) Oeste.

Ainda de acordo com o prefeito os trabalhos objetivando a instalação do Samu estão em sua reta final de conclusão. A Central de Regulação do Samu – que fica no antigo prédio do Pronto Socorro – está pronta. Dessas ambulâncias que foram conveniadas duas ficarão em Divinópolis e as outras cinco distribuídas tecnicamente em outras cidades que compõem o Cis-Urg.

“Formando, assim, um cinturão de Urgência e Emergência em nossa região. Somado a isso, já estamos com equipe treinada, o quadro efetivo e de reserva, num total de 600 pessoas”, completa Vladimir.

Estrutura

O Samu nasce com 18 hospitais mapeados e credenciados em toda a região de abrangência do Cis-Urg. Além de 24 bases de ambulâncias. O serviço contará com 31 novas ambulâncias, dessas sete serão ambulâncias avançadas que praticamente são uma UTI móvel.