
Vereadores aprovaram a reposição salarial para os servidores municipais das duas cidades
A revisão salarial para os servidores municipais de Itapecerica e Carmo do Cajuru, ambas no Centro-Oeste de Minas, já está valendo. Nas duas cidades, as câmaras municipais aprovaram reajuste acima da inflação e as leis já estão em vigor retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro.
A informação é do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram). A aprovação, conforme a entidade, garante a inclusão da recomposição dos salários no próximo contracheque.
Em Itapecerica, os vereadores aprovaram recomposição salarial dos servidores de 6,97%, sendo 3,71% correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2023. Os outros 3,26% são, então, para equiparar a recomposição ao índice de aumento concedido pelo governo federal ao salário mínimo.
Isso porque, o Plano de Carreira (Lei Complementar 76/2010) dos servidores da Prefeitura de Itapecerica não permite a revisão anual obrigatória abaixo do índice de reajuste do salário mínimo.
A Lei 2.825/2024, que garante a revisão para os servidores da cidade foi sancionada no dia 29 de agosto e já está em vigor, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro. De acordo com o Sintram, o índice previsto nesta lei não será aplicado aos Agentes de Saúde e de Endemias do município, cujo vencimento está atrelado ao piso nacional.
- MP identifica indícios de crime em denúncia contra ex-conselheiro tutelar de Divinópolis
- Superlotação da UPA de Divinópolis: 52 pacientes aguardam leitos
- Quando o poder fere em vez de proteger
- Síndrome de Down: Amor, desafios e a luta pelo respeito
- Divinópolis terá muitas nuvens e chance de garoa neste sábado
Carmo do Cajuru também terá reajuste acima da inflação
Em Carmo do Cajuru, os vereadores aprovaram revisão dos salários para todas as categorias de 4,62%. Conforme o Sindicato, a exceção são os professores da Educação Básica e Agentes de Saúde e de Endemias. Esse índice vale, então, para os salários dos servidores efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.
O índice também vale para os salários do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais.
Já os profissionais do magistério municipal terão uma revisão de 3,2%, o que permitirá a equiparação dos salários ao piso nacional da categoria.
A revisão salarial para os servidores da Câmara Municipal e para os vereadores, também também chega a 4,62%. A recomposição nos salários para todas as categorias de servidores foi retroativa a 1º de janeiro.