Vereadores aprovaram a reposição salarial para os servidores municipais das duas cidades
A revisão salarial para os servidores municipais de Itapecerica e Carmo do Cajuru, ambas no Centro-Oeste de Minas, já está valendo. Nas duas cidades, as câmaras municipais aprovaram reajuste acima da inflação e as leis já estão em vigor retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro.
A informação é do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram). A aprovação, conforme a entidade, garante a inclusão da recomposição dos salários no próximo contracheque.
Em Itapecerica, os vereadores aprovaram recomposição salarial dos servidores de 6,97%, sendo 3,71% correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2023. Os outros 3,26% são, então, para equiparar a recomposição ao índice de aumento concedido pelo governo federal ao salário mínimo.
Isso porque, o Plano de Carreira (Lei Complementar 76/2010) dos servidores da Prefeitura de Itapecerica não permite a revisão anual obrigatória abaixo do índice de reajuste do salário mínimo.
A Lei 2.825/2024, que garante a revisão para os servidores da cidade foi sancionada no dia 29 de agosto e já está em vigor, retroagindo seus efeitos a 1º de janeiro. De acordo com o Sintram, o índice previsto nesta lei não será aplicado aos Agentes de Saúde e de Endemias do município, cujo vencimento está atrelado ao piso nacional.
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
Carmo do Cajuru também terá reajuste acima da inflação
Em Carmo do Cajuru, os vereadores aprovaram revisão dos salários para todas as categorias de 4,62%. Conforme o Sindicato, a exceção são os professores da Educação Básica e Agentes de Saúde e de Endemias. Esse índice vale, então, para os salários dos servidores efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP.
O índice também vale para os salários do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais.
Já os profissionais do magistério municipal terão uma revisão de 3,2%, o que permitirá a equiparação dos salários ao piso nacional da categoria.
A revisão salarial para os servidores da Câmara Municipal e para os vereadores, também também chega a 4,62%. A recomposição nos salários para todas as categorias de servidores foi retroativa a 1º de janeiro.