A Prefeitura afirma não ter recebido queixas formais e garante que nenhum servidor será prejudicado, oferecendo mecanismos manuais para corrigir problemas.
Servidores municipais de Divinópolis relataram problemas recorrentes no sistema de reconhecimento facial para registro de ponto, afirmando que o sistema frequentemente falha em registrar corretamente as marcações, resultando em faltas injustificadas. Esses relatos, recebidos pelo Portal do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste de Minas Gerais (Sintram), contradizem a posição oficial da Prefeitura, que afirmou não ter recebido queixas de instabilidade no sistema.
Falta de respostas adequadas
De acordo com o Sintram, um servidor do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) explicou: “É como se o ponto não tivesse sido registrado. O que vale é o que aparece no sistema, e quando o registro não aparece, fica como falta.” Ele também mencionou a falta de respostas adequadas ao reportar os problemas: “Quando mandamos mensagens para o WhatsApp do ponto, as respostas são sempre genéricas, como ‘estamos verificando’.”
Registro de ponto
Outro servidor compartilhou seu registro de ponto, mostrando que, apesar de ter marcado sua presença, as informações não foram computadas corretamente, o que gerou faltas para vários dias. Ele destacou que, em agosto, a situação foi tão grave que os gerentes tiveram que registrar manualmente os pontos devido a erros constantes no sistema.
- Homem dispara armas de fogo no Vila Romana e termina preso
- PM apreende quase 80 munições em Nova Serrana
- Restrição de celulares nas escolas: como garantir a aplicabilidade da lei?
- Suspeito de estuprar e agredir ex-companheira é preso em Santo Antônio do Monte
- SP registra primeiro caso de febre amarela em humano em 2025
Posicionamento – Prefeitura de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis esclarece que, até o momento, não foram registrados relatos formais sobre problemas no sistema de reconhecimento facial para registro de ponto. Durante o mês de julho, período de testes, quaisquer dificuldades apresentadas pelos servidores foram prontamente corrigidas. O sistema de leitura de marcação segue rigorosos padrões de segurança, armazenando informações, incluindo fotos dos registros, o que permite auditoria e conferência a qualquer momento.
Reiteramos que, caso algum servidor enfrente dificuldades no registro de ponto, deve informar imediatamente sua chefia ou enviar uma mensagem para o WhatsApp (37) 3229-8102, para que as medidas necessárias sejam adotadas para regularização.
É importante ressaltar que nenhum servidor será prejudicado por eventuais anormalidades no sistema, visto que estão disponíveis outros mecanismos, como o pedido de inclusão de marcação manual.