Diego Henrique
Uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL) mostrou que o número de registro junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), teve crescimento de 7,77% em abril quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
De acordo com o economista Leandro Maia, o número de inadimplentes aumentou devido o desemprego. Com a falta de renda, o consumidor deixa de arcar com os compromissos financeiros.
“Com a falta de renda, o cidadão procura empréstimos para honrar seus compromissos, porém, com a elevação dos juros, o empréstimo deixa de fazer parte dos planos e o cidadão acaba se tornando inadimplente,” disse.
Houve aumento também nas consultas realizadas para compras a prazo. O aumento foi de 1,06% e de acordo com o especialista, é importante o consumidor estar atento na hora de realizar compras a prazo. O aumento na taxa de juros pode afetar o bolso do cliente.
“No momento de crise tem que se dar prioridade as cosias básicas. É importante o cliente não comprar por impulso, mas no ato da compra, parar e se perguntar se aquela compra é realmente necessária. O planejamento é fundamental para que não haja prejuízo ao bolso do consumidor. Se perguntar se as taxas de juros vão caber no orçamento é o primeiro passo para uma compra segura,” explicou.
Também aumento de 1,46% nos cancelamentos de registros no SPC, isso significa que uma parcela dos consumidores colocou as contas em dia.