O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), participou e presidiu na tarde desta quarta-feira (14), uma audiência onde defendeu as necessidades do setor da agricultura familiar mineira.
Entre os temas tratados, foram abordados a falta de verbas estaduais para o setor, a burocracia para obter crédito, a falta de segurança nas áreas rurais e a necessidade da criação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, com destinação adequada de recursos.
“A agricultura familiar é uma peça fundamental na grande máquina que é Minas Gerais, um estado com grande relevância no setor agropecuário. Entendo então que necessário trabalharmos para que o setor receba a atenção necessária”, justificou Tolentino, destacando ainda: “Sou conhecedor da labuta do homem do campo, porque fui criado nesse meio e por isso defendo a criação de políticas que beneficiem os pequenos agricultores, como os projetos do leite de cabra e do queijo minas artesanal”.
Além disso, o deputado Tolentino destacou que em agosto será realizado na Assembleia um ciclo de debates sobre a agricultura familiar, quando será lançado o Plano Safra 2014 (a reunião preparatória do evento acontece no dia 19, às 14h30). Já no dia 4 de junho, a Comissão irá se reunir novamente para debater o problema específico que é a falta de segurança nas áreas rurais. “A vida já é tão difícil para o produtor rural e ele ainda tem que ficar exposto à bandidagem”, lamentou.
A reunião é a primeira neste ano para acompanhamento de políticas públicas, e é voltada, nesse caso, para acompanhar a execução de políticas estaduais destinadas a agricultura familiar. Trata-se de um projeto piloto da Assembleia que busca orientar a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). A audiência gerou um relatório de monitoramento para orientar a comissão e propiciar ainda a criação de projetos, emendas ao PPAG, pedidos de providências ao governo, entre outros.