Outros quatro candidatos desistiram de concorrer ao pleito; Ao todo, a Justiça Eleitoral confirmou 331 postulantes em busca das 17 cadeiras na câmara
Entre as 339 candidaturas ao cargo de vereador, até o fechamento desta reportagem, 331 foram julgadas como deferidas, pela Justiça Eleitoral. As informações foram consultadas pelo PORTAL, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre as divulgações dos pleitos.
Até o momento, foram registradas quatro renúncias aos pleitos, sendo as das candidaturas de Gessi do Jardinópolis (MDB), Irene da Rosa (MDB), Noé Silva (PSDB), Sílvia Santos (PDT) Simone Leite (PCdoB) e Zé Gomes (PSD).
Entre as renúncias, Gessi do Jardinópolis, Sílvia Santos e Irene da Rosa apenas apresentaram requerimentos, solicitando a renúncia. Já Noé Silva, fez a apresentação de solicitação, por motivos pessoais.
Simone Leite renunciou à candidatura, para ser anunciada como a nova candidata à vice-prefeita, na chapa de Professora Maria Helena (PT), após a antiga postulante, Camila Lacerda, ter a candidatura indeferida, por conta de uma ausência de requisito, em relação à sua filiação com o PCdoB.
No caso de Zé Gomes, o candidato apresentou um requerimento, solicitando a renúncia e também a desfiliação partidária.
Impugnações
Três candidaturas foram julgadas como indeferidas, sendo as de Domingos Motorista (PV), Marcone Silva (PL) e Namir (PT).
Sobre a candidatura de Domingos Motorista, a Justiça Eleitoral alegou, em seu portal, que houve a ausência de requisito de registro. No processo, o juiz eleitoral declarou que o candidato não apresentou a prestação de contas referente às eleições de 2016, assim não estando quite com a Justiça Eleitoral e sem preencher as condições de elegibilidade.
Sobre a impugnação de Marcone Silva, foi verificada a existência de inelegibilidade, por causa de uma condenação, pela prática de crimes contra a fé pública. O postulante apresentou os documentos, pedindo a renúncia da sua candidatura, mas a Justiça Eleitoral entendeu por indeferir o pleito, devido ao documento não atender os requisitos legais.
Já em relação ao indeferimento de Namir, o processo da Justiça Eleitoral decidiu pela decisão, devido ao fato de que a candidata “não está regularmente filiada ao PT”, deixando, portanto, de atender a condição de elegibilidade.
Aguardando julgamento
Duas candidaturas ainda aguardam julgamento, sendo as de Miltão do Bar (PSC) e Wan Dick (PSB).
Prefeitura
As nove candidaturas, das eleições municipais de 2020, para a prefeitura de Divinópolis, foram julgadas como deferidas pela Justiça Eleitoral.