Cidadãos de Minas Gerais têm mais facilidade e agilidade na hora de vender e comprar um veículo usado.
A transferência digital permite realizar o processo pela internet de maneira prática e segura, a qualquer momento do dia, concluindo o negócio de forma instantânea.
A nova funcionalidade, que busca modernizar a transferência de propriedade de veículos. O objetivo é de facilitar a vida dos cidadãos mineiros com iniciativas de transformação digital e simplificação dos serviços de trânsito.
Como realizar a transferência online?
A princípio, a transferência digital estará disponível para pessoas físicas. É necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021.
Tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A autenticação on-line garante a segurança do processo.
O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a ida à uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir a transferência.
Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.
Transformação digital
Na perspectiva de aprimorar a transformação digital para os serviços de trânsito, assim como compartilhar iniciativas inovadoras que visam melhorar o atendimento ao público, o Governo de Minas ampliou, em 2024, os serviços disponibilizados, como a solicitação pela internet do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados.
Agora, é possível renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa, pelo computador ou celular, com apenas alguns cliques, eliminando a necessidade de várias posições.
- Divinópolis: Vereadora propõe isenção de IPTU para imóveis atingidos por enchentes
- Polícia Militar Rodoviária apreende R$ 16 milhões em drogas na MG-050
- CIS-URG Oeste anuncia vagas para SAMU em Carmo do Cajuru
- Divinópolis: Defesa Civil alerta para chuva forte nas próximas 3 horas
- Defesa Civil de Minas Gerais chega a Divinópolis para avaliar danos das chuvas
Além disso, o cidadão pode realizar a consulta do status do andamento de diversos serviços relacionados a veículos por meio do MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – ou do portal Cidadão MG, sem a necessidade de comparecimento a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), como era feito anteriormente.
Acesse www.planejamento.mg.gov.br e confira os avanços, em 2024, na digitalização, desburocratização e facilidade dos serviços prestados para o cidadão por meio da transformação digital.