Uma tenda será montada na região central com prestação de serviços (Foto: Divulgação)

Várias unidades de saúde de Divinópolis estão mobilizadas neste mês para o Dia Nacional de Combate ao Diabetes em 26 de junho. As atividades nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e nos Centros de Saúde convencionais têm o objetivo de orientar e conscientizar os usuários do sistema público de saúde.

Nesta quinta-feira (23) na ESF Candidés, será realizada uma ação de saúde a partir das 8h. Informação e prestação de serviço estarão à disposição dos usuários que, entre outras coisas, contarão com dinâmica sobre “Mitos e verdades sobre a diabetes”, teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, atendimento individual em enfermagem e medicina, avaliação do controle do peso entre outras atividades. A ação de saúde se estenderá até às 16h.

Iniciativa semelhante acontecerá na ESF Nova Holanda em 28 de junho. No local, a partir das 14h, um café com roda de conversa tratará do tema: “Alimentação no Diabetes”.

“Estas e outras ações que acontecem nas unidades de saúde tem o objetivo de alertar a população sobre a crescente incidência do diabetes e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a doença a fim de evitar complicações mais severas”, explica a apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Lívia Melo Nery.

O que é a diabetes?

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.