sindicância da upa para apurar contratações irregulares
Membros da saúde reunião para discutir as supostas contratações irregulares na UPA (Foto: Divulgação/`Prefeitura de Divinópolis)

Vereador apontou o caso como uma das contratações irregulares; Denúncias serão investigadas

Mais uma denúncia envolvendo a Saúde em Divinópolis. O vereador Rodyson do Zé (PV) questionou, nesta quinta-feira (10/8), a convocação de aprovados nos processos seletivos realizados pelo Instituo Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp) – gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essa, portanto, seria uma das contratações irregulares.

“Estou encaminhando aos vereadores da comissão de Saúde e também para a líder do prefeito, vereadora Ana Paula, a documentação que comprova que um aprovado em primeiro lugar para trabalhar na UPA Padre Roberto não foi chamado. Entretanto, a segunda colocada já está trabalhando.”, informou Rodyson do Zé Milton.

O cargo em questão é o de técnico de segurança do trabalho. Contudo, ele previa duas vagas.

“Diante disso, questionamos a prefeitura sobre o assunto, mas não tivemos nenhum esclarecimento. Agora oficiamos o município”, completou.

Segundo vereador, situações assim também colaboram para o agravamento da situação vivida hoje na Saúde em Divinópolis.

“O aprovado, dentro do seu direito, claro, está tomando todas as providências legais. Ele também procurou nosso gabinete para alertar sobre isso”, destacou Rodyson.

Também disse que está buscando informações.

“Nosso gabinete está aberto para casos semelhantes e qualquer outra solicitação que o cidadão queira nos encaminhar. O nosso papel é fiscalizar. E quem não deve não teme”.

O que diz o Ibrapp?

“O IBRAPP tomou conhecimento das denúncias apresentadas por ex-colaboradoras da UPA à Segov e aguarda pela formalização dos envios de documentos por parte da prefeitura.

De posse destes documentos, o IBRAPP irá apresentar provas que descaracterizam as denúncias apresentadas e contrapõem as denunciantes. Reforçando que todo processo de contratação e desligamento aconteceu com lisura e dentro da legislação vigente.”

Sindicância

Após a reunião de urgência realizada, nesta quinta-feira (10/8), estabeleceu-se, desta forma, a instauração de sindicância. Portanto, fazem parte membros do Poder Executivo, presidente do Conselho Municipal de Saúde Guilherme Lacerda, assim como, membros da Comissão de Saúde da Câmara.

Além disso, a Ibrapp terá acesso às denúncias na íntegra para as devidas manifestações, em cinco dias após o recebimento.