O objetivo é proteger crianças, pessoas com autismo, idosos, pacientes sob cuidados médicos e também animais
Os vereadores de Itapecerica (MG) aprovaram projeto que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. A matéria, de autoria do vereador Vitor Santos (Podemos), foi aprovada por unanimidade na segunda-feira (12/6).
O objetivo, segundo a justificativa do vereador, é proteger crianças, pessoas com autismo, idosos, pacientes sob cuidados médicos e também animais, que sofrem com o alto volume dos estampidos desse tipo de fogos de artifício. Além disso, Vitor Santos cita que propostas iguais já foram aprovadas em diversos municípios do país, com reconhecimento legal do Supremo Tribunal Federal (STF).
- Jovem de 18 anos morre após acidente na BR-354, em Córrego Danta
- Avivar Alimentos celebra 25 anos com livro que homenageia sua trajetória
- Reforma da pediatria do SUS avança no Hospital São João de Deus
- Governo de Minas lança programa de prevenção à violência contra a Mulher
- Divinópolis abre inscrições para o Castramóvel a partir de 20 de janeiro
Ficam excluídos da proibição os “fogos de vista”, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, bem como os similares que acarretam barulho de baixa intensidade.
De acordo com o projeto, a proibição estende-se a todo o município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. O descumprimento da lei acarretará ao infrator multa a ser regulamentada pelo Poder Executivo.
O projeto aguarda sanção do Prefeito Municipal para entrar em vigor.