Governador esteve na obra para verificar o andamento: “Tudo indica que, em 2025, estaremos aqui inaugurando esse hospital”
O governador Romeu Zema vistoriou, nessa última sexta-feira (20/09), o andamento das obras do Hospital Regional de Divinópolis (HRDV), no Centro-Oeste de Minas. A construção, que foi retomada em 2023 após quase uma década parada, tem previsão de inauguração para 2025. Durante a visita, Zema conferiu de perto as instalações e destacou os avanços.
Cronograma
“Estão seguindo o cronograma previsto. Tudo indica que, em 2025, estaremos aqui inaugurando esse hospital, que conta com mais de 200 leitos. Será uma unidade que vai melhorar muito a saúde, não só em Divinópolis, mas em toda a região Centro-Oeste”, afirmou o governador. Ele também criticou a paralisação das obras em gestões anteriores. “Vale lembrar que, além deste hospital, temos mais quatro que serão inaugurados ainda durante a minha gestão. São obras abandonadas pelo governo anterior, e eu acredito em trabalho, em realizações, e não em falsas promessas”, completou.
Impacto regional
O HRDV será um marco para a saúde de mais de 1,3 milhão de pessoas, oferecendo serviços de média e alta complexidade em um hospital moderno e bem equipado. “É um absurdo termos pessoas que saem de casa durante a madrugada para pegar uma van da prefeitura e viajar 300, 400, 500 quilômetros para fazer hemodiálise. Passam o dia inteiro fora, voltam à noite e repetem no dia seguinte. O meu governo vai levar a saúde para perto da casa de cada mineiro”, destacou Zema.
Obras em andamento
Atualmente, estão sendo finalizadas a pavimentação do estacionamento e as vias de acesso. No interior, os operários trabalham na alvenaria e no revestimento cerâmico. Além disso, estão em andamento a limpeza e o fechamento da galeria de redes pluviais, rede elétrica e hidráulica. As obras, que estavam paralisadas desde 2016, exigem a atualização de diversos itens e adequação às normas vigentes.
Estrutura e recursos
Com 202 leitos, o HRDV será equipado com 30 leitos de UTI, dez berços de UTI Neonatal e um moderno centro cirúrgico. A unidade também contará com serviços avançados de diagnóstico, como tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica. O hospital será viabilizado com recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, que destinou cerca de R$ 40 milhões para a conclusão da obra. “O Termo de Reparação prevê quase R$ 1 bilhão para os Hospitais Regionais”, explicou o governador.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
A inauguração do hospital será um marco para a macrorregião de Saúde Oeste, composta por 54 municípios, trazendo mais acesso à saúde especializada e reduzindo a necessidade de longos deslocamentos para tratamento médico.