O sistema de videomonitoramento e instalação de pontos de internet são os primeiros passos para início do projeto da Cidade Inteligente
Bom Despacho está recebendo postes com caixas metálicas em praças e vias públicas. As instalações fazem parte do programa Cidade Inteligente, uma parceria da Prefeitura com a Polícia Civil e Polícia Militar.
O objetivo é aumentar a segurança pública com a instalação de um sistema de videomonitoramento e melhorias na rede dos prédios públicos municipais. O projeto tem um investimento próprio total de R$ 9 milhões.
Conforme a prefeitura, a sala de videomonitoramento está em construção no 7º Batalhão da Polícia Militar com 90% das instalações prontas. A previsão é que esteja finalizada nos próximos dias. Ao todo, o município vai instalar 134 postes, sendo que, 116 já estão concluídos.
O projeto também prevê 33.000 metros de backbone (um intermediário na transmissão de mensagens e dados entre redes locais). Assim como, 38.863 metros de rede de distribuição. Isso totaliza 71.863 metros de fibra lançada até o momento.
“Por meio do Cidade Inteligente, instalaremos 134 câmeras, com possibilidade de expansão, com reconhecimento facial em locais estratégicos de Bom Despacho. Todas as imagens serão monitoradas por meio de uma central de segurança. Essa iniciativa será importantíssima para prevenção de incidentes, controle de trânsito, acompanhamento de descarte irregular de lixo, assim como, segurança pública preventiva, conservação e proteção dos patrimônios públicos, dentre outras tantas coisas”, disse o prefeito Doutor Bertolino da Costa Neto.
- Capotamento na BR-262 deixa homem ferido próximo ao trevo de Itaúna
- Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
- Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
- Três pessoas morrem carbonizadas em acidente na BR-262
- Teste reduz o prazo de inaptidão para doação de sangue de quem esteve em áreas de risco para malária
Pontos de internet
A cidade também ganhará oito pontos de internet gratuita em praças por wifi. Além disso, serão interligados os 57 prédios públicos por meio de dados inteligentes. Isso melhorará a qualidade do serviço público prestado à população com internet de qualidade e mais agilidade nos atendimentos.
O Data Center; Centro de Dados, em tradução literal, fica na sede administrativa da Prefeitura; está 95% pronto.
Contratação de operadores de videomonitoramento
A Prefeitura está realizando as inscrições para o Processo Seletivo 2-2023 com 24 vagas para o cargo de Técnico em Gestão Pública – Operador de Videomonitoramento para trabalhar no projeto Cidade Inteligente. O salário será, então, de R$ 1.697,08 para trabalhar 40 horas semanais.