Ofertado pela prefeitura de Bom Despacho, a profissão tem alta empregabilidade e salários acima da média nacional
O “Projeto Desenvolve Bom Despacho” começou nesta segunda-feira (15/1). Trata-se de um programa de formação para desenvolvedores e outros profissionais em tecnologia, informação e comunicação (TIC), com conteúdos produzidos em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A prefeitura de Bom Despacho oferece o curso gratuito de formação de desenvolvedores e profissionais de tecnologia. A iniciativa e o empreendedorismo tem o apoio e a metodologia do SEBRAE. O que permite que, em seis meses, o aluno seja capaz de desenvolver um site ou aplicativo e trabalhar na área.
De acordo com a prefeitura, o curso profissionalizante de programação oferecido pelo “Projeto Desenvolve Bom Despacho” é 100% gratuito, pago integralmente pelo município. Seu propósito é transformar vidas por meio da educação e da tecnologia, qualificando a mão de obra e impulsionando o desenvolvimento local.
Ao participar do Programa, o estudante recebe um notebook de última geração e acesso à internet 4G. O curso tem uma carga horária de 1.200 horas, com aulas presenciais e a distância. Além disso, o curso oferta ciclos de palestras, hackatons e workshops presenciais, com acompanhamento psicopedagógico e de gestão de carreiras.
- Deputada Lohanna visita obras em escolas beneficiadas com emendas impositivas
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
Quem pode fazer o curso gratuito para desenvolvedores?
O aluno conta, então, com o apoio de professores para reforço do conteúdo por meio de mentoria online 12h por dia.
“O curso de formação é para qualquer pessoa, entre 15 e 60 anos, residente e domiciliado em Bom Despacho. Para quem deseja aprender sobre programação, tecnologia da informação (TI) e áreas correlatas. É a oportunidade de mudar de vida, uma vez que, esta é a profissão mais buscada atualmente, com empregos e oportunidades que pagam acima de qualquer área. Para se candidatar, o interessado não precisa ter conhecimento prévio e nem mesmo saber inglês. Damos o suporte até na língua estrangeira. O único pré-requisito é o desejo de aprender, mudar de vida, após ser aprovado no processo seletivo.”, explica Ed Nelson, coordenador de Expansão do Projeto Desenvolve.
Conforme o prefeito Doutor Bertolino, o projeto será um marco de desenvolvimento para a cidade, que já investe em várias frentes e projetos na área tecnológica.
Para ele, o curso, que tem duração de dois anos, mudará a vida e a realidade de muitas famílias bom-despachenses.
“Esta é uma oportunidade ímpar de escrever um novo futuro e estamos felizes de proporcionar esta possibilidade à população. O mercado de trabalho é carente de profissionais e a média salarial é três vezes maior do que a grande maioria das profissões de nível superior. Em menos de dois anos, muitas famílias viverão uma nova realidade e será possível sentir em cadeia, o fomento deste setor no município”.
LEIA TAMBÉM:
Fomento econômico: Bom Despacho conclui doação de terreno para a Läut
Bom Despacho: Hubs de tecnologia geram oportunidades de negócios
Oportunidade com o curso gratuito para desenvolvedores
O curso oferta 50 vagas, totalmente gratuitas, em especial para os cidadãos egressos ou matriculados nas escolas públicas do município. Também há vagas reservadas às pessoas com deficiência, contudo qualquer bom-despachense, independente de idade ou escolaridade poderá concorrer à uma vaga, que será definida por meio de processo seletivo de acordo com o edital.
O interessado deve acessar, então, o site: www.projetodesenvolve/bomdespacho e se inscrever para a prova de seleção, que acontecerá entre os dias 15 de janeiro e 23 de fevereiro.
As provas ocorrerão com agendamento prévio, nas seguintes localidades:
- Sede da Prefeitura de Bom Despacho: Av. Maria da Conceição Del Duca, D. Saçã, 150, Jaraguá;
- Escola Municipal Coronel Praxedes: Rua Miguel Dias, 40, Centro;
- Escola Municipal Dona Duca: Rua Jadir Rodrigues Campos, 105, Aeroporto II;
- Escola Municipal Flávio Cançado: Avenida Ana Rosa, 1555, Ana Rosa.
Polo Tecnológico
Ao adotar o Projeto Desenvolve, a Prefeitura de Bom Despacho valida com os cidadãos que é comprometida com a educação, com a inovação, assim como, com o futuro dos jovens da cidade.
Bom Despacho tem viés tecnológico e já vem se consolidando como “Polo Tecnológico” do centro-oeste mineiro ao desenvolver projetos como Tech Hub, Feiras Tecnológicas como o Fitcom. Além disso, com a implantação da Cidade Inteligente e tantos outros projetos vinculados à tecnologia na Educação Municipal.