Inauguração de novos leitos de CTI reforça atendimento médico em Pará de Minas
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, inaugurou 10 novos leitos de CTI, expandindo sua capacidade de atendimento na região Centro-Oeste de Minas. Foto: Willian Pacheco

Novos leitos de CTI expande capacidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição em média e alta complexidade

Pará de Minas, no Centro-Oeste mineiro, inaugurou nesta quinta-feira (11/04) dez novos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Hospital Nossa Senhora da Conceição, fortalecendo o sistema de saúde para cerca de 1,3 milhão de habitantes da macrorregião de Saúde Oeste. Esta adição eleva o total de leitos de CTI do hospital para 30, uma expansão significativa para o atendimento em média e alta complexidades.

A cerimônia contou com a presença de importantes figuras do cenário político e de saúde, incluindo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que afirmou: “Esses leitos não serão responsáveis apenas pelos pacientes de urgência-emergência que todos os dias estão aguardando um leito, mas também para cirurgias eletivas de maior complexidade”.

Novos leitos e outros investimentos

Além dos novos leitos, foram disponibilizados 11 respiradores e destinados R$ 2 milhões em emendas parlamentares para custear a equipe e os insumos necessários. Esses recursos permitirão ao hospital operar eficientemente até a habilitação oficial dos leitos pelo Ministério da Saúde.

Programa Opera Mais

O hospital é um beneficiário da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, que contribuiu com aproximadamente R$ 6,7 milhões no último ano. O programa Opera Mais também tem se destacado, por exemplo, com quase 2 mil cirurgias realizadas até agosto de 2023.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz comentou sobre a colaboração intergovernamental necessária para tais realizações.

“União do Legislativo e Executivo que permitiu entregar 10 leitos de CTI em 20 dias. São mudanças e entregas significativas para a população”, declarou o prefeito.

Importância e Responsabilidade

O secretário municipal de Saúde Wagner Magesty classificou a inauguração como marco para a saúde regional.

“Saúde é algo essencial. Queremos ser resolutivos para toda macrorregião de Saúde Oeste”, disse Magesty.

De acordo com o provedor do hospital José Júlio Faria a expansão ocorre acompanhada de responsabilidade.

“Depois da inauguração, teremos uma grande responsabilidade para que continuemos atendendo a população da região”, enfatizou.