Campanha ocorre durante todo o mês, e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro
O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro, no entanto, a campanha ocorre durante todo o mês. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio. A reportagem do PORTAL GERAIS conversou com um especialista para explicar as possíveis causas, como identificar e prevenir o suicídio.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014 o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país. Ademais, o tema da nona edição é “Se precisar, peça ajuda!”.
“É importante , sempre estar atento as pessoas que nos são próximas. Caso se observe que, uma pessoa seja repentina ou lentamente passou a ter um comportamento de isolamento social, mudanças negativas de rotina, perda de motivação com atividades prazerosas, alterações de humor seja elevado ou rebaixado, pensamentos e discurso de tristeza com a vida e falas de desesperança e perda de desejo em viver são alguns pontos a serem considerados como potencial risco de suicídio.”, alertou o psicólogo do Hospital São Bento Menni Denis Pereira.
ASSISTA:
Origem
A campanha do Setembro Amarelo inspira-se na história de Mike Emme, que aos 17 anos cometeu suicídio, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP
- Militares prendem homem por ameaça e apreende dois simulacros de arma de fogo
- Operação civil prende suspeitos por tráfico de drogas em Arcos
- Em Nota, Prefeitura de Samonte repudia servidor suspeito de tentativa de feminicídio
- Governo do Estado seleciona consórcio para retomar as obras da ponte sobre o Rio São Francisco
- Governo Federal lança programa de apoio a passageiros com TEA nos Aeroportos
Possíveis causas
De acordo com o psicólogo Denis, as causas podem ser variadas
“Devido a complexidade e variedade dos comportamentos humanos as causas do suicídio podem ser as mais variadas. Podendo inclusive, variar conforme a região e a cultura na qual a pessoa está inserida. Apesar disso, podemos citar com algumas causas principais do suicídio hoje, os seguintes fatores: problemas como abuso de drogas, problemas amorosos, familiares, financeiros ou sociais, bullying, situações traumáticas e frustrações, diagnóstico de doenças graves, transtornos mentais como depressão e esquizofrenia.” explicou o psicólogo.
Formas de prevenção
O psicólogo explicou também que não há uma forma exata para prevenção,
“Nenhuma pessoa está isenta de desenvolver algum tipo de sofrimento mental. Isto posto , precisamos procurar levar nossas vidas de forma a sempre fazer coisas prazerosas e saudáveis que tenham a ver com nossas peculiaridades, ter um discurso aberto para conversar abertamente sobre o que acontece com nossos sentimentos, evitar o consumos de substancias, praticar esportes e principalmente procurar ajuda profissional para lidar com as frustrações e dificuldades em elaborar pensamentos e sentimentos.” especificou Denis.
Dessa forma, ao identificar os sinais em uma pessoa, procure conversar com ela e nunca deixá-la sozinha.
“Abordar a pessoa de forma acolhedora e sem fazer juízo de valor. Procurar ouvir a sua fala, estar junto dela, ser empático com aquilo que ela está sentindo. É importante motivá-la e mostrar que existe solução. Além disso, solicitar a ela que procure ajuda profissional psiquiátrica ou psicológica para avaliação e definição dos passos de um tratamento eficaz.” indicou o psicólogo.
E não se esqueça: a ajuda profissional é indispensável.
Centro de Valorização a Vida: 188