Ex-presidente do Conselho de Saúde Warlon Elias, um dos candidatos prejudicados, denunciou as irregularidades
O ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis Warlon Carlos Elias voltou a denunciar irregularidades na quinta-feira (18/4). Candidato prejudicado em processo seletivo simplificado, ele levantou graves alegações sobre a condução do certame pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP).
O PORTAL GERAIS já publicou outras reportagens sobre as supostas irregularidades.
Leia também:
- Denúncia aponta irregularidades no processo seletivo da UPA
- Conselho questiona funcionamento da UPA sem número mínimo de farmacêuticos
- Contratações irregulares na UPA de Divinópolis serão investigadas
Tribuna Livre
Warlon, usando a Tribuna Livre da Câmara de Divinópolis. Ele detalhou que, apesar de ter sido classificado em primeiro lugar para o cargo de Analista de Comunicação, não houve convocação.
“Nunca recebi nenhum tipo de contato por parte de nenhum responsável do IBRAPP, para o meu ingresso ao trabalho.”
Conforme o ex-presidente do Conselho, o IBRAPP contratou outra profissionais que não participou do processo seletivo.
Diversas contratações irregulares na UPA
Contudo, essa não é a única irregularidade. Warlon expôs que houve a transferência de uma funcionária para atuar como secretária da Gerente Administrativo/Gestora Hospitalar. Contudo, também sem aprovação para tal função.
“Dentre as irregularidades diversas, eu destaco uma extremamente grave, referente ao remanejamento de uma funcionária para ser secretária da Gerente Administrativo/Gestora Hospitalar da Unidade de Pronto Atendimento (Sra. Leila Mara Rabelo Gomes),” explicou Warlon.
- Especialistas apontam ilegalidade em reajuste salarial do prefeito e vice de Santo Antônio do Monte
- Vídeo: Boi cai de caminhão em movimento tenta entrar em loja no Centro de Candeias
- Minas oferece curso técnico integrado ao ensino médio de graça
- Homem atira na companheira e fica ferido no Bairro Bom Pastor em Divinópolis
- Prefeitura de Divinópolis decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
Vereador sobre gravidade do caso
O vereador Rodyson do Zé Milton (PV) também se manifestou sobre o caso, destacando a gravidade.
“É uma questão muito séria, nós fizemos essa denúncia na Tribuna e já vai pra um ano. Até agora a morosidade do executivo não desenrola. Tivemos mudança de secretário e continua do mesmo jeito, sem solução. Peço que façam a convocação do nosso Secretário de Saúde. Também do IBRAPP, junto com a comissão de saúde, o conselho municipal de saúde. Assim, para que nós possamos colocar transparência, com mais ética, para tentar resolver,” afirmou o vereador.
Acesso ao relatório
O PORTAL GERAIS obteve acesso ao relatório enviado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no dia 5 de outubro de 2023 pela comissão que averigou as contratações irregulares na UPA. No entanto, embora já até publicado pelo Executivo, até o momento, não houve responsabilização e nem pensalização.
Em resposta às alegações, na tarde dessa quinta-feira (18/4), o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador José Braz Dias, informou por meio de ofício que a comissão analisou cuidadosamente os apontamentos e conduziu uma investigação detalhada sobre os fatos.
A partir destas denúncias, a Comissão de Sindicância foi oficializada através da Portaria 002/2023. Teve, conforme o edil, participação ativa da Comissão de Saúde no processo de investigação. Assim, culminando na publicação de seu relatório final no Diário Oficial dos Municípios.