Denúncias de irregularidades em processo seletivo da UPA em Divinópolis
Warlon, um dos candidatos, denunciou na Tribuna Livre que, apesar de ter sido classificado em primeiro lugar, não foi convocado para o cargo, enquanto outros não aprovados foram contratados

Ex-presidente do Conselho de Saúde Warlon Elias, um dos candidatos prejudicados, denunciou as irregularidades

O ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis Warlon Carlos Elias voltou a denunciar irregularidades na quinta-feira (18/4). Candidato prejudicado em processo seletivo simplificado, ele levantou graves alegações sobre a condução do certame pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP).

O PORTAL GERAIS já publicou outras reportagens sobre as supostas irregularidades.

Leia também:

Tribuna Livre

Warlon, usando a Tribuna Livre da Câmara de Divinópolis. Ele detalhou que, apesar de ter sido classificado em primeiro lugar para o cargo de Analista de Comunicação, não houve convocação.

“Nunca recebi nenhum tipo de contato por parte de nenhum responsável do IBRAPP, para o meu ingresso ao trabalho.”

Conforme o ex-presidente do Conselho, o IBRAPP contratou outra profissionais que não participou do processo seletivo.

Diversas contratações irregulares na UPA

Contudo, essa não é a única irregularidade. Warlon expôs que houve a transferência de uma funcionária para atuar como secretária da Gerente Administrativo/Gestora Hospitalar. Contudo, também sem aprovação para tal função.

“Dentre as irregularidades diversas, eu destaco uma extremamente grave, referente ao remanejamento de uma funcionária para ser secretária da Gerente Administrativo/Gestora Hospitalar da Unidade de Pronto Atendimento (Sra. Leila Mara Rabelo Gomes),” explicou Warlon.

Vereador sobre gravidade do caso

O vereador Rodyson do Zé Milton (PV) também se manifestou sobre o caso, destacando a gravidade.

“É uma questão muito séria, nós fizemos essa denúncia na Tribuna e já vai pra um ano. Até agora a morosidade do executivo não desenrola. Tivemos mudança de secretário e continua do mesmo jeito, sem solução. Peço que façam a convocação do nosso Secretário de Saúde. Também do IBRAPP, junto com a comissão de saúde, o conselho municipal de saúde. Assim, para que nós possamos colocar transparência, com mais ética, para tentar resolver,” afirmou o vereador.

Acesso ao relatório

O PORTAL GERAIS obteve acesso ao relatório enviado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no dia 5 de outubro de 2023 pela comissão que averigou as contratações irregulares na UPA. No entanto, embora já até publicado pelo Executivo, até o momento, não houve responsabilização e nem pensalização.

Em resposta às alegações, na tarde dessa quinta-feira (18/4), o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador José Braz Dias, informou por meio de ofício que a comissão analisou cuidadosamente os apontamentos e conduziu uma investigação detalhada sobre os fatos.

A partir destas denúncias, a Comissão de Sindicância foi oficializada através da Portaria 002/2023. Teve, conforme o edil, participação ativa da Comissão de Saúde no processo de investigação. Assim, culminando na publicação de seu relatório final no Diário Oficial dos Municípios.